
Irineu Ribeiro, chefe do IAP ERFOZ contribui com o município de São Miguel do Iguaçu com informações sobre a criação de leis de zoneamento para atividades da agroindústria
Foi realizada na Câmara de Vereadores de São Miguel do Iguaçu uma reunião com a secretaria de agricultura, SEAB, Emater, cooperativa Lar, entre outras cooperativas da região, também estava presente o prefeito do município, Armando Polita que apresentou aos agricultores informações atuais sobre a suinocultura e avicultura da cidade.
O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná – IAP Irineu Ribeiro também estava à disposição dos presentes, expondo os aspectos locacionais para instalação de atividades da agroindústria. Um dos principais pontos abordados pelo chefe foi à localização para a implantação de empreendimentos de suinocultura.
As áreas devem ser de uso rural e estar em conformidade com as diretrizes de zoneamento do município. A área do empreendimento, incluindo armazenagem, tratamento e disposição final de dejetos, deve situar-se a uma distância mínima de corpos hídricos, de modo a não atingir áreas de preservação permanente, conforme estabelecido na legislação ambiental vigente”, explicou Irineu Ribeiro, lembrando que de acordo com o Decreto Estadual 5.503, de 21 de março de 2002, os empreendimentos devem ter no mínimo 50 metros de distância das divisas de terrenos vizinhos, podendo esta distância ser inferior quando da anuência legal dos respectivos confrontantes.
Já o prefeito de São Miguel, ajudou os agricultores a entender as competências da secretaria de agricultura da região, formulando junto aos agricultores presentes melhorias para a secretaria, com o objetivo de facilitar o trabalho de ambos os lados.
A ocasião foi uma oportunidade dos empreendedores terem contato direto com o chefe regional, que se colocou a disposição para tirar as dúvidas e distribuir informações de interesse. Ao término da reunião o chefe regional também sugeriu a alteração da secretaria de agricultura, para Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
0 comentários:
Postar um comentário