

Estagiários do IAP dividem conhecimento com professores
Foi realizada na tarde de hoje (13) nas dependências do Instituto Ambiental do Paraná - IAP a primeira mesa redonda com professores e estagiários
Por Lilian Céspedes
A ocasião serviu para que professores orientadores conhecessem um pouco mais do trabalho realizado por estagiários voluntários, cedidos pelas faculdades Anglo Americano – FAA e União Dinâmica de Faculdades Cataratas – UDC.
Desde o início de 2010 quase 10 voluntários estão atuando no instituto, a fim de aprender a prática lecionada em teoria na sala de aula, com esta nova experiência, acadêmicos aproveitam para dividir o conhecimento com professores e colegas. Em uma mesa redonda os voluntários se dispuseram a responder perguntas dos próprios professores.
Entre os assuntos abordados estava a questão de licenciamentos ambientais. “Os licenciamentos ambientais são divididos em três níveis: Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e por fim a Licença de Operação – LO. Cada nível das licenças tem por finalidade estudar e avaliar o local do futuro empreendimento, através de vistorias”, explicou a acadêmica Cleide Januário de Matos do 9º período de engenharia ambiental.
Para sanar as dúvidas do que é feito pelos estagiários, os mesmos explicaram os detalhes no atendimento na área administrativa [área de atuação dos mesmos]. “Vários empreendedores têm dúvidas no momento de preencher o formulário pelo site, ou até mesmo sobre o licenciamento e sua renovação. Nós os atendemos e ajudamos a retirar essas dúvidas, caso não sabemos responder temos a orientação dos profissionais do Instituto Ambiental do Paraná – IAP e assim podemos aprender e também ensinar”, esclareceu a acadêmica Juliana Soares 8º período de engenharia ambiental.
De acordo com o chefe regional do IAP, Irineu Ribeiro, essa oportunidade de estágio no instituto é algo inédito, pois os professores fazem a pré-análise dos projetos, onde simplifica os trabalhos conclusivos do IAP, além disso, esta oportunidade tende a contribuir no currículo do futuro profissional. “Logo com concursos públicos esses mesmos estagiários poderão ter a oportunidade de voltar a trabalhar no instituto, e se não for essa a vocação deles eles podem abrir a própria consultoria, entre diversos outros segmentos, essa é uma oportunidade que todos saem ganhando”, comentou Irineu.
As professoras mestres da UDC, Norma Barbado e Paula Vergili Pérez que estavam presente na mesa redonda se impressionaram com a atenção das acadêmicas quanto ao estágio, e as práticas feitas no local. “Esta reunião foi uma aula, mas quem estava do outro lado eram as acadêmicas. Na próxima edição teremos poderemos convidar mais acadêmicos para aprender com elas”, contou a professora Ms. Paula Vergili.
A mesa redonda será realizada duas vezes por mês no instituto. “Acadêmicos de outras faculdades e cursos também estão convidados para vir aprender. Na próxima edição o tema será: Auto de Infração”, finalizou Irineu Ribeiro.
0 comentários:
Postar um comentário