


Um barco de alumínio de seis metros de comprimento, um motor de polpa e 470 metros de rede de pesca. Esses equipamentos foram entregues no início desta semana pelo chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Irineu Ribeiro para uso coletivo dos 86 pescadores profissionais que integram a Associação de Pescadores Artesanais de Santa Terezinha de Itaipu (Apasti).
A assinatura do termo de cessão de direito de uso, guarda e responsabilidade do barco, bem como o repasse das metragens de rede foram acompanhados pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ênio Rossi; o diretor da pasta, Fabiano de Souza e pelo presidente da Apasti, Valdemar Somavilla diante de uma plateia de piscicultores que lotou o auditório da prefeitura. Entusiasmado com a conquista, o presidente da associação ressaltou que os equipamentos serão de grande valia para os pescadores, contribuindo para o reforço da renda mensal. “Aos poucos a Apasti vai conquistando seu espaço e contabilizando benefícios”, comentou satisfeito ao anunciar que as próximas ações serão concentradas na aquisição da sede própria na transformação da associação em colônia de pescadores.
Em sua passagem pelo município, o chefe regional do IAP enalteceu a atividade pesqueira ao citá-la como profissão sagrada e assumiu junto com todos os pescadores da cidade a responsabilidade de uso da embarcação. “Em nome do IAP desejo que utilizem da melhor maneira os equipamentos doados e, sem medo algum, assumo essa responsabilidade junto com vocês para que a embarcação seja mais um meio de benefício mútuo”. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ênio Rossi, reiterou a parceria do poder público desenvolvidas e destacou a união dos pescadores como fundamental para o resultado de conquistas. “Sem essa união vocês não chegariam aonde estão. Fico feliz ao ver que aos poucos a associação está crescendo e obtendo o espaço merecido”, concluiu.
Fonte
Gazeta do Iguaçu
1 de setembro de 2009
0 comentários:
Postar um comentário