Michael Pritchard transforma água suja em potável



Ao longo do dia, você certamente beberá água, tanto diretamente como através de outras bebidas e alimentos. Certamente toda essa água é limpa e potável. “Mas e se não fosse?" É com essa pergunta que o engenheiro Michael Pritchard inicia sua palestra no TED e apresenta sua criação, capaz de acabar com esse problema no mundo.

Apesar de falar constantemente sobre estatísticas e provisão de água potável para todos, ele diz ainda não ver resultados. “E eu acho que descobri por que. É porque, usando a atual forma de pensar, a escala do problema parece ser grande demais para resolver. Então simplesmente desligamos. Nós, governos e agências de ajuda."

A resposta para o problema pode estar na criação apresentada pelo engenheiro. Batizada de Lifesaver (algo como "salvador de vidas", em português), o filtro portátil é capaz de transformar água suja em potável em segundos.

Ele conta que inventou a garrafa após assistir cenas de desastres como o tsunami na Ásia e o furacão Katrina, nos EUA. Depois de meses trabalhando na garagem de casa "e também em minha cozinha, para o desespero de minha esposa", e após alguns protótipos falidos, surgiu a garrafa Lifesaver.

Diferencial


O filtro do Lifesafer impede a passagem bactérias e vírus

"Antes do Lifesaver, os melhores filtros portáteis eram capazes de filtrar somente até 200 nanômetros. A menor bactéria tem 200 nanômetros e passaria pelo buraco. O menor vírus, por outro lado, mede por volta de 25 nanômetros. Quer dizer que passará facilmente pelos 200 nanômetros. Os poros do Lifesaver têm 15 nanômetros. Nada passa por eles."

O grande momento da palestra fica por conta da exibição do funcionamento do filtro. Misturando água suja dos rios Cherwell e Thames, de uma lagoa insalubre, de um esgoto de uma unidade de tratamento e até fezes de coelho, ele exibe como utilizar o Lifesaver e transformar aquela mistura em água potável.

"A garrafa Lifesaver é bem simples. Você simplesmente imerge a garrafa na água, coloca a tampa, dá umas bombadas e isso é tudo que é necessário. Assim que eu tirar a tampa, água potável vai sair."

Ainda recebendo os aplausos da platéia, Pritchard conta que a garrafa já é usada por milhares de pessoas em todo o mundo e que é capaz de limpar 6 mil tiros de água a cada filtro – que posteriormente pode ser substituído por um novo.

Novos usos


O filtro pode ser utilizado em situações de emergência e também como substituto ao sistema atual de distribuição de água

Ele sugere o uso do equipamento no lugar do envio de água durante desastres como forma de evitar aglomeração e dispersão de doenças (já que com ele é possível beber água de qualquer fonte, mantendo as pessoas em seus lugares de origem). Ele ainda defende que não é necessário um desastre natural para utilizar a garrafa. Para Pritchard, o Lifesaver pode ser uma opção mais simples, eficiente e barata ao sistema de distribuição de água existente hoje.

"Aqui está a forma de 'pensar diferente'. E quanto custa? Por volta de meio centavo por dia." Segundo suas contas, com 8 bilhões de dólares, seria possível atingir a meta do milênio sobre o número de pessoas sem acesso a água potável. Com 20 bilhões de dólares, todas as pessoas no mundo teriam acesso a água limpa e potável.

0 comentários:

Postar um comentário