Por Lilian Céspedes
O Instituto Ambiental do Paraná realizou no mês de janeiro, a entrega de licenças ambientais de vários níveis para representantes e empresários de 9 municípios lindeiros.
De acordo com o chefe regional do órgão Irineu Ribeiro, a atitude foi de extrema importância, tanto para o IAP quanto para os novos e já existentes empreendedores que estiveram presentes para receber os licenciamentos. “Foram várias as licenças entregues, entre elas, grande quantidade eram licenças de operações – LO. Com estas LO’s os empresários podem investir em seus empreendimentos, edificando-os, apostando em cada município e no crescimento de tais”, comentou Ribeiro.
Entre as licenças entregues estava a Licença de Instalação da reforma e duplicação da BR 469 (conhecida também como Avenida das Cataratas). Segundo o chefe do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes, engenheiro Vicente Veríssimo, ainda não há previsão para obra. “Nós estamos aguardando a resposta de Brasília, para contratar a empresa, que ficará responsável pelas obras. Se tudo acontecer como planejado, em junho teremos a resposta, para contratar a empresa”, contou o engenheiro.
Veríssimo também explica que esta foi à segunda licença solicitada no IAP. “Nós já tínhamos uma licença para edificar a mesma obra, entretanto, ela venceu, isso nos levou a iniciar um novo processo ambiental, para conquistar novamente a licença de instalação, que recebemos na última entrega de licenças do instituto, na sexta-feira. Neste novo processo esperamos realizar a obra em curto prazo”, finaliza Vicente, frisando que as obras só terão início após a aprovação de Brasília para contratar a empresa que realizará as obras.
O secretário da agricultura e meio ambiente de Matelândia, Roberto Câmara, que também foi receber a Licença de Operação do novo Centro de Lazer e Conhecimento do município, conta como é gratificante ter em mãos o processo que promete melhorar a área de lazer da cidade.
“A ação do IAP foi de extrema importância nesta conquista que o município está vivendo. Procuramos edificar este centro de lazer o mais rápido possível, oferecer as famílias de Matelândia e região algo bom e gratuito; um lugar agradável para passar com os amigos, parentes, e levar também os filhos para passear e desfrutar do centro de conhecimento”, afirma o secretário.
PARTICIPAÇÃO
Além de atender nove municípios lindeiros, o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná - ERFOZ também foi convidado pelo prefeito de Capanema Milton Kafer e pelo chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro para ajudar a solucionar problemas vividos pela cidade, no setor de áreas de lazer e turismo rural.
O problema enfrentado por Capanema, são as várias ações e reuniões já realizadas para obtenção do licenciamento ambiental das áreas de lazer e turismo rural, que até o momento se encontra indeferida pelo escritório regional do IAP local, motivando a necessidade deste encontro com as autoridades diretamente ligaras ao assunto.
De acordo com o chefe regional do IAP - ERFOZ, Irineu Ribeiro este problema deverá ser solucionado, pois os projetos estão de acordo com as necessidades ambientais do município.
“O IAP está disposto a contribuir com este sonho dos moradores da região; mesmo que a cidade não faça parte do regional de Foz do Iguaçu, nós estaremos presentes nesta luta, tentando facilitar o procedimento administrativo do projeto”, afirmou Ribeiro, colocando-se a disposição dos moradores de Capanema e da região.
0 comentários:
Postar um comentário